sexta-feira, 19 de junho de 2015

Alunas do curso semiprofissionalizante têm palestras do INSS e Sebrae para capacitá-las ao empreendedorismo

As alunas do curso semiprofissionalizante de cabeleireiro do Espaço da Criança-ARH tiveram essa semana uma série de palestras sobre empreendedorismo e atividade profissional. Segundo Eliane Monteiro, vice-presidente da ONG, essa capacitação objetivou o empoderamento das mulheres, pois com as informações trazidas pelos palestrantes "elas adquirirem um melhor conhecimento sobre como podem construir suas carreiras de empresárias", detalhou.

A primeira palestra, realizada segunda-feira (15) pela assistente social Lindinalva Amorim, que faz parte do Programa de Educação Previdenciária do INSS, tirou dúvidas sobre contribuição previdenciária e seus benefícios: como contribuir, as vantagens, as diferentes formas de contribuição e os direitos que as mulheres passarão a ter após sua vinculação ao INSS, seja como contribuintes individuais ou como empreendedoras. Em seguida, Valdir Cavalcanti, Consultor do Sebrae, realizou na quarta-feira (17) uma apresentação sobre empreendedorismo, esclarecendo qual o procedimento para abertura de empresas e quais as melhores práticas na condução do negócio próprio.

"Avalio que o resultado foi positivo", compartilha Lindinalva Amorim. "Geralmente, muitas mulheres estão na informalidade ou ainda vão montar a própria empresa, então foi importante que elas soubessem quais são seus direitos", avaliou.

As palestras são uma parte componente da formação das alunas dos cursos semiprofissionalizantes oferecidos pelo Espaço da Criança-ARH e visam ampliar a visão de mundo e conhecimentos das mulheres participantes. Os cursos têm sido oferecidos gratuitamente pela entidade desde 2011 com o apoio da ONG luxemburguesa PNP para empoderar as mães dos alunos da instituição, bem como outras mulheres da comunidade dos Coelhos e adjacências, a fim de que elas melhorem a qualidade de vida de seus lares através da atividade autônoma e geração de renda. Em 2014, a instituição formou 36 alunas no curso de cabeleireiro. Para saber mais sobre esta iniciativa, acesse nosso site.