sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Formadas mais duas turmas nos cursos de cabeleireira e culinária do Espaço da Criança-ARH


Os cursos semi-profissionalizantes do Espaço da Criança-ARH formaram mais duas turmas no segundo semestre de 2014. Ao todo, 13 alunas concluíram os cursos de culinária e de cabeleireiro. As cerimônias de conclusão ocorreram nesta semana na sede da ONG, quando as mulheres receberam seus diplomas, bem como um CD e apostila com o conteúdo do curso.

A formatura do curso de cabeleireiro ocorreu na quarta-feira (22) e reuniu, além das oito concluintes, outras duas alunas que participaram como ouvintes das aulas. A turma reuniu mulheres com experiências variadas: desde aquelas sem nenhum conhecimento do ofício até as que vieram de outros cursos similares. Dalvanise Barros, 65 anos, quando começou "não sabia nada sobre cabelo, não tinha nenhuma experiência" mas após o curso já faz planos. "Hoje eu penso em ser cabeleireira abrir meu próprio salão", compartilha. Daniele dos Santos, 28 anos, já havia feito outro curso e afirma que sua experiência no Espaço da Criança-ARH foi muito mais positiva. "Eu estava decepcionada com o outro curso de cabeleireiro que fiz, mas quando cheguei aqui minha visão mudou. A professora me ajudou muito. A experiência foi ótima, aprendi bastante, ao ponto de estar trabalhando na minha casa. Eu estou muito feliz". Edilma Maria, 38 anos, compartilha do sentimento da colega. "No outro curso eu fui chamada de preguiçosa, incapaz... Quando cheguei aqui foi diferente, é um lugar de respeito. Hoje trabalho no salão lá perto de casa, para ganhar mais experiência."

No mesmo dia à tarde foi a vez das cinco formandas do curso de culinária receberem seus diplomas. Entre as concluintes, encontravam-se alunas veteranas, como Vera Lucia, 44 anos, que vem participando de diferentes módulos do curso. "Sempre tive interesse em aprender doces finos. Quando cheguei, conheci a professora Rosa e adorei. Por isso que permaneci no curso e faz dois anos que estou nele. Estou me programando para começar a trabalhar com buffet. Estou comprando os materiais aos poucos, graças a Deus!", relata. Já Tassiane Silva, 31 anos, soube do curso por cartazes na vizinhança, começou sem nenhum conhecimento e agora já pretende continuar os estudos. "Vim aprender o que eu não sabia. Realmente não sabia de nada. Amei o curso. Se Deus permitir no ano que vem quero continuar o curso. Se soubesse antes que era tão bom já tinha feito. Foi uma experiência única!", afirma.

Os cursos semi-profissionalizante têm sido oferecidos gratuitamente pelo Espaço da Criança-ARH desde 2011 com o apoio da ONG luxemburguesa PNP para empoderar as mães dos alunos da instituição, bem como outras mulheres da comunidade dos Coelhos e adjacências, a fim de que elas melhorem a qualidade de vida de seus lares através da atividade autônoma e geração de renda. No primeiro semestre deste ano, duas outras turmas do curso de culinária se formaram. Ao todo, já chega a 24 o número de concluintes em todos os cursos ofertados em 2014.